sábado, 13 de outubro de 2012

SALA DE LEITURA "MAURÍCIO DE SOUSA"


Escola Municipal Professora Marília Plaisant


Dinamizadora: Monique da Silveira Sampaio

PLANEJAMENTO SEMANAL
 (10/04 a 13/04; 17/04 a 20/04)

1ª SEMANA
-LIVRO: Viviana Rainha do Pijama
-AUTOR: Esteve Webb
-EDITORA: Salamandra

2ª SEMANA
-HISTÓRIA: O Índio e a Carta
-FONTE: youtube


Justificativa:
            Resgatar as cartas como forma de comunicação. Atualmente, quando queremos nos comunicar, enviamos e-mail e não escrevemos mais cartas como antigamente. As cartas podem ser de amor, pessoal, comercial, de reclamação, de solicitação, de leitor, etc.


Para que o aluno se familiarize com este gênero, é necessário conhecer suas características específicas e analisar sua forma composicional padronizada: cabeçalho, desenvolvimento, despedida, identificação do remetente, etc. É através da leitura de cartas e da produção escrita que os alunos reconhecem sua forma composicional, além de aprenderem os critérios da linguagem formal (pontuação, paragrafação, ortografia, concordância, uso da letra maiúscula/minúscula), para assim desenvolver uma escrita clara, coerente e eficiente. 

Objetivos:
- Reconhecer e identificar os elementos que caracterizam a forma composicional da carta;
-   Refletir sobre o uso das cartas;
- Produzir uma carta seguindo critérios como: paragrafação, sinais de pontuação, ortografia, uso de letra maiúscula e minúscula, etc.;
-  Reconhecer um envelope e saber como preenchê-lo.

Envolvidos/ Recursos Humanos: Dinamizadora e alunos do 1º ao 5º ano de escolaridade (9 turmas).

Cronograma: 2 semanas.

Recursos Materiais (1ª semana):  Envelopes confeccionados com folha A4, cartaz de propaganda da aula (papel 40kg), imagens de animais e objetos retirados da internet, TNT para confecção dos pijamas, papel madeira para a carta gigante, retângulos de papel cartão para a votação, papel 40 kg para o gráfico,  pillot para a escrita da carta, cartaz com a réplica de uma das cartas da história, livro “Viviana, Rainha do Pijama”.

Recursos Materiais (2ª semana):  Envelope confeccionados com folha de papel madeira, datashow, home theater, carta escrita pelo fazendeiro da história (papel 40 kg), cartaz com o alfabeto e códigos (imagens de frutas retiradas da internet) para o jogo final, folha A4 com frases as frases em códigos.

DESENVOLVIMENTO (1ª SEMANA: 10/04 a 13/04)

“Viviana Rainha do Pijama”

Atividade Pré-textual:

            Serão sorteados alguns alunos para vestirem os pijamas dos animais que aparecem na história (feitos de TNT e com figuras  retiradas da internet coladas) e realizarem um desfile com os mesmos. Após, haverá uma votação e cada aluno dará sua opinião sobre o pijama mais bonito colando um retângulo em um cartaz previamente feito com os nomes de todos os bichos com o intuito de formar um gráfico de barras. O resultado da votação será comparado com o final da história.

Atividade Textual:

Leitura do livro “ Viviana, Rainha do Pijama”


Atividade Pós-textual:

Compararemos o resultado do gráfico com o resultado do livro.
A dinamizadora apresentará aos alunos uma carta gigante com seus elementos fundamentais: destinatário, remetente, etc. e também fará a apresentação da réplica de uma das cartas da Viviana, Rainha do Pijama trabalhando tais elementos.
Ao final será feita a proposta da confecção de uma carta única da turma (produção textual coletiva) para outra turma que eles escolherem. Esta carta será escrita em papel madeira para que os alunos visualizem  e será colocada num envelope e entregue pela dinamizadora à turma destinatária.

  
DESENVOLVIMENTO (1ª SEMANA: 10/04 A 13/04)

“O Índio e a Carta”

Atividade Pré- textual:

A dinamizadora apresentará um envelope de uma carta, perguntando aos alunos do que se trata e se já escreveram ou receberam uma. Dirá que trata-se de um meio de comunicação que hoje em dia é comumente substituída por e-mails, entre outros meios como celulares, etc.

Atividade Textual:

História contada com o recurso do Datashow.

Atividade Pós- textual:

Apresentação de um envelope em tamanho grande contendo a suposta carta do amigo do fazendeiro. A dinamizadora chamará a atenção para os elementos de uma carta:
Local e data;
Saudação;
Assunto;
Despedida;
Assinatura.
O envelope deverá conter:
Nome e endereço do destinatário;
Nome e endereço do remetente;
CEP (Código de Endereçamento Postal do destinatário);
Selo.

Brincadeira para descobrir as frases escritas com códigos.
Frases:
1ª: “A fruta estava boa?”
2ª: “O índio teve fome e comeu uma das frutas?”
3ª: “O fazendeiro leu a carta”
4ª: “O índio não conhecia a linguagem escrita.”
5ª: “O índio comeu quatro frutas.”
6ª: “O índio teve fome no caminho.”
Regras do jogo:
A turma será dividida em dois grupos. Cada grupo elegerá um representante. Este deverá revelar a frase escrita com códigos fazendo a correlação entre os códigos e o alfabeto, valendo-se do cartaz exposto na sala. O representante que primeiro conseguir formar a frase marca um ponto para o grupo.
OBS: Para os alunos do 1º e 2º anos  será feita uma adaptação.  Em vez dos grupos decodificarem frases, decodificarão palavras simples como “ÍNDIO”,” CARTA”, etc.



































Nenhum comentário:

Postar um comentário