sábado, 13 de outubro de 2012

SALA DE LEITURA "MAURÍCIO DE SOUSA"



Escola Municipal Professora Marília Plaisant


Dinamizadora: Monique da Silveira Sampaio (1º TURNO)

PLANEJAMENTO SEMANAL  (22/05 a 25/05)


   *1ª HISTÓRIA: Os Três Porquinhos

     EDITORA: Sabida   
   *2ª HISTÓRIA: A Verdadeira História dos Três Porquinhos.
     - EDITORA:   Companhia das Letrinhas        AUTOR:  Jon Scieszka   
     - ILUSTRADOR: Lane Smith        
    
Gênero: Conto

Justificativa: O conto se apóia nos sentimentos: coragem, obediência, egoísmo, inveja, amizade, afeto, carinho, raiva, curiosidade, ensinamento e verdades naturais que compõem o mundo da criança. É a Literatura Infantil, com seu caráter lúdico, que proporciona à criança questionamentos, desperta sua imaginação, desenvolve sua criatividade e também seu espírito crítico.

Objetivos:
* Estimular a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação;
*Estimular a linguagem oral;
*Promover a socialização;
*Desenvolver o pensamento reflexivo.


Envolvidos/ Recursos Humanos: Dinamizadora e alunos do 1º ao 5º ano de escolaridade (9 turmas).

Cronograma: 1 semana (22/05 a 25/05).

Recursos Materiais: Cartaz propaganda da aula, cartaz para exposição na sala de leitura, toga para a juíza (dinamizadora), seis batas para os advogados (três para os advogados do  lobo e três para os dos porquinhos), mesa para a audiência coberta por TNT preto), CD contendo a história original dos três porquinhos, home theater, livro da história original, e livro “ A Verdadeira História dos Três Porquinhos”.

DESENVOLVIMENTO

Atividade Pré-textual:
A dinamizadora apresentará a história original dos Três Porquinhos com o recurso de um CD contendo a narrativa e o livro com a versão original.
Será feita aos alunos a seguinte pergunta: "O lobo seria realmente culpado nesta história?". A partir deste momento, deverá surgir um curto debate com as respostas dos alunos.

Atividade Textual:
Leitura do livro "A Verdadeira História dos Três Porquinhos".

Atividade Pós-textual:
Será proposto um júri simulado onde seis crianças serão convidadas a realizarem o papel de advogados do Lobo e dos Porquinhos.
O juiz  decidirá de acordo com a defesa, mais eloquente. Porém, sua decisão será baseada nos votos dos jurados (outros alunos).





















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