Escola Municipal Professora Marília Plaisant
Dinamizadora:
Monique da Silveira Sampaio (1º TURNO)
PLANEJAMENTO SEMANAL (22/05 a 25/05)
*1ª HISTÓRIA: Os Três Porquinhos
EDITORA: Sabida
*2ª HISTÓRIA: A
Verdadeira História dos Três Porquinhos.
- EDITORA:
Companhia das Letrinhas AUTOR:
Jon Scieszka
- ILUSTRADOR: Lane Smith
→ Gênero: Conto
→ Justificativa: O conto se apóia nos sentimentos: coragem,
obediência, egoísmo, inveja, amizade, afeto, carinho, raiva, curiosidade,
ensinamento e verdades naturais que compõem o mundo da criança. É a Literatura Infantil, com seu caráter lúdico, que proporciona à criança questionamentos,
desperta sua imaginação, desenvolve sua criatividade e também seu espírito
crítico.
→ Objetivos:
*
Estimular a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação;
*Estimular a linguagem oral;
*Promover a socialização;
*Desenvolver o pensamento reflexivo.
*Estimular a linguagem oral;
*Promover a socialização;
*Desenvolver o pensamento reflexivo.
→ Envolvidos/ Recursos Humanos:
Dinamizadora e alunos do 1º ao 5º ano de escolaridade (9 turmas).
→ Cronograma: 1 semana (22/05 a 25/05).
→ Recursos Materiais: Cartaz
propaganda da aula, cartaz para exposição na sala de leitura, toga para a juíza
(dinamizadora), seis batas para os advogados (três para os advogados do lobo e três para os dos porquinhos), mesa
para a audiência coberta por TNT preto), CD contendo a história original dos três
porquinhos, home theater, livro da história original, e livro “ A Verdadeira
História dos Três Porquinhos”.
DESENVOLVIMENTO
Atividade Pré-textual:
A
dinamizadora apresentará a história original dos Três Porquinhos com o recurso
de um CD contendo a narrativa e o livro com a versão original.
Será
feita aos alunos a seguinte pergunta: "O lobo seria realmente culpado nesta
história?". A partir deste momento, deverá surgir um curto debate com as
respostas dos alunos.
Atividade Textual:
Leitura
do livro "A Verdadeira História dos Três Porquinhos".
Atividade Pós-textual:
Será
proposto um júri simulado onde seis crianças serão convidadas a realizarem o
papel de advogados do Lobo e dos Porquinhos.
O
juiz decidirá de acordo com a defesa,
mais eloquente. Porém, sua decisão será baseada nos votos dos jurados (outros
alunos).
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